LNEG aposta numa revolução na obtenção de compostos de lítio
Portugal é o 6.º maior produtor de lítio a nível mundial.
Portugal é o 6.º maior produtor de lítio a nível mundial. No entanto, o “lítio português” é, em grande parte, usado em aplicações cerâmicas, devido ao custo e à dificuldade em obter carbonato de lítio das reservas existentes no país, quando comparadas com os lagos salgados na América do Sul.
Através da participação em projetos, o LNEG:
(1) Em conjunto com uma equipa de investigadores do Centro de Estudos em Inovação e Políticas de Gestão, do Instituto Superior Técnico, do Centro de Recursos Naturais e Ambiente desenvolveu um método simplificado de processamento metalúrgico dos minérios de lítio existentes em Portugal, contendo lepidolite proveniente da região de Gonçalo, na Guarda.
“Este método permite reduzir o consumo energético da extração de lítio do minério, tornando o processo mais eficiente e económico, pois reduz a temperatura de processamento de cerca de 1000°C no máximo de 150°C”.
(2) FAME (Flexible and Mobile Economic Processing Technologies) investiga a produção de concentrados de Lítio em Portugal
No âmbito deste projeto H2020, com a Universidade do Porto (FCUP e FEUP) e parceiros internacionais, vai decorrer no LNEG um Ensaio Piloto Industrial de produção de concentrados
de Lepidolite, com objetivos de demonstração industrial (TRL 5-6) da fase pré-metalúrgica, imprescindível para a valorização económica dos minérios.
Este Ensaio Piloto foi precedido de um programa de investigação experimental, em que foi testada a aplicação de várias tecnologias de processamento de minérios para as fases de pré-concentração,
nomeadamente a separação óptica e de concentração por flutuação. Para além do minério do Jazigo de Alvarrões (Gonçalo-Guarda) que vai ser testado no Ensaio Piloto, foram também trabalhadas amostras dos jazigos de Länttä (Keliber) na Finlândia e de Cinovec na República Checa.
Este Ensaio Piloto é um primeiro exemplo da atividade que pode ser desenvolvida pela Unidade Experimental Minero-Metalúrgica, cuja criação foi recomendada ao Governo pelo Grupo de Trabalho do Li.

em LNEG – notícias institucionais