Decorrerá de 20 a 22 de setembro de 2018, na Guarda, o EuroWorkshop “The Lithium Resources in Portugal”, organizado pela Associação Portuguesa de Geólogos em colaboração com o Instituto Politécnico da Guarda e a Federação Europeia de Geólogos.

Com a realização deste EuroWorkshop, pretende-se dar a conhecer o importante papel que Portugal poderá ter na investigação e prospeção, bem como na eventual, exploração de lítio à escala mundial. Entre os diversos temas a abordar, destacam-se as principais ocorrências de lítio já conhecidas em Portugal, os aspetos legais associados a pedidos de atribuição de direitos de prospeção & pesquisa e de exploração, o papel das empresas de extração de minerais industriais, os avanços tecnológicos relativos ao seu processamento mineral e metalúrgico e o impacto ambiental relacionado com a sua prospeção e exploração.

O referido evento incorpora, ainda, uma visita de estudo a explorações mineiras de minerais industriais litiníferos, atualmente em atividade na região da Guarda, e a antigas minas de estanho, feldspato e quartzo, que se encontram em apreciação para a pesquisa e prospeção de lítio na região de Viseu, ambas no Nordeste de Portugal.

Este EuroWorkshop é organizado no âmbito do Projeto “A Geologia como Base da Qualidade de Vida? A Sustentabilidade do Lítio na Povoação de Gonçalo” – Projeto 023720 (AAC/02/SAICT/2016).

Consulte toda a informação relativa a este evento no respetivo Website: https://lithiumeuroworkshop.wordpress.com/.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *