O projeto engloba trabalhos nas seguintes áreas:

  1. Levantamentos topográficos e cadastrais. Esta atividade é crucial para levar a prossecução de todas as outras atividades propostas. As tarefas previstas nesta atividade irão decorrer até perto do fim do projeto, de modo a permitir ter uma visão o mais exata possível da sua evolução. Pretende-se ainda efetuar a modelação 3D do terreno e dos filões, para uma visualização e compreensão mais célere das sucessivas alterações. Pretende-se também fazer um registo periódico das alterações na morfologia do terreno, decorrentes da atividade extrativa. Para isso prevê-se a realização periódica de levantamentos topográficos da área em exploração, levantamentos topográficos do talude da frente de corte, execução de perfis longitudinais com a localização dos filões existentes e das falhas que o atravessam. Os dados obtidos nos levantamentos topográficos serão processados em programas informáticos de desenho adequados, de forma a obter as plantas topográficas finais às escalas 1:1000 e 1:500. Dada a importância do projeto, os levantamentos topográficos serão efetuados com equipamentos e técnicas modernas atualmente em uso. Para a referenciação dos trabalhos será utilizado o sistema de referência usado em Portugal Continental, PT TM06 ETRS89. Para a ligação à Rede Geodésica Nacional no sistema de referência mencionado será usado o Vértice Geodésico (VG) mais próximo do local, designado por VG ESPERANÇA e pertencente ao concelho de Belmonte. O equipamento a utilizar para efetuar o levantamento Topográfico e Cadastral dos terrenos será um par de recetores GNSS a funcionar em modo cinemático RTK. Para efetuar o Levantamento Topográfico do talude da frente de corte utilizar-se-á uma Estação Total com precisão linear de 2mm+2ppm e precisão angular de 2“.
  2. Estudos geológicos e geotécnicos. Trabalho de cartografia geológica com base nos levantamentos topográficos produzidos. Estes trabalhos irão complementar e desenvolver anteriores trabalhos elaborados por várias entidades, sobre a área mineiro do Vale da Gaia. Para isso irão ser propostos os seguintes trabalhos: Levantamento geológico da área e implantação dos filões existentes. Prospeção geofísica adequada à tipologia da geologia existente.
  3. Estudos de impacte ambiental. Os estudos de impacte ambiental propostos visam dar a conhecer de que modo a atividade extrativa interfere na qualidade/quantidade do recurso água e ar da região. Assim, será feito um levantamento dos recursos hídricos existentes bem como os mais susceptíveis de serem contaminados com a atividade mineira. A monitorização de águas, poeiras e solos irá permitir a elaboração destes estudos. Propõe-se assim a realização de análises físico-químicas das águas a montante e a jusante da zona de exploração, a análise da qualidade do ar envolvente da zona, nomeadamente dos poluentes PM10, PM2,5 e PM01, a  análise aos óxidos de azote (NOx) e dióxidos de enxofre no ar e a análise a metais pesados existentes nos solos adjacentes à zona de exploração.Como resultado final destes trabalhos serão elaborados relatórios dos impactes desta atividade na qualidade das águas, do ar e dos solos.
  4. Criação de percursos temáticos e concepção dum museu a céu aberto. Propõe-se a criação de percursos temáticos ligados à atividade mineira do Vale da Gaia. A concepção dum Museu a Céu Aberto, localizado nas antigas instalações mineiras, será o complemento dos percursos temáticos. Estas ações serão criadas com a colaboração da população local que poderá contribuir muito para o seu enriquecimento, através de materiais diversos tais como fotos, imagens e antigos artefactos mineiros, sendo realizada em estreita colaboração com a empresa parceira do Projeto.
  5. Divulgação/promoção. De modo a acompanhar as ações e atividades previstas no projeto e para que se possam atrair os diferentes públicos para o desenvolvimento do projeto e resultados que se esperam concretizar, irão ser efetuadas diferentes ações de divulgação do projeto, com impacto nesses públicos. Nesse sentido, dentro de algumas ações fundamentais de divulgação propõe-se a elaboração de um vídeo promocional, o desenvolvimento de ações de publicity e de participação em programas  em diversos media. Todas as atividades de divulgação e promoção, tanto em termos internacionais, como nacionais terão uma estratégia definida de modo a que se procure garantir o seu impacto no público-alvo. A realizado um congresso/seminário com a participação de vários oradores tem como objetivo a divulgação deste projeto na comunidade técnica-científica.