A gestão sustentável de recursos é atualmente uma prioridade da sociedade em que vivemos, sendo que cada região deve tirar partido dos seus recursos naturais em particular dos seus recursos endógenos de natureza geológica.
A Europa é deficitária em lítio, sendo Portugal e Espanha, os únicos países da EU com recursos deste minério,bem como potencial para novas descobertas. A zona onde se pretende intervir, além de possuir as características anteriormente referidas, é única no panorama português no que se refere aos recursos de minérios litiníferos, sendo a sua valorização numa perspetiva de desenvolvimento sustentável uma mais-valia para esta região.

As ações que se propõem implementar irão maximizar o potencial da Mina C-57 localizada em Gonçalo-Guarda, como catalisador de um conjunto de atividades que irão enriquecer positivamente a região. Pretende-se assim, aprofundar o conhecimento sobre as jazidas de lítio e minérios a ele associados, que ocorrem na formação geológica-sedimentar de estanho do Vale da Gaia (Gonçalo-Guarda). Esta unidade constitui um vasto campo mineiro, cuja exploração no passado se tem traduzido em impactes ambientais com repercussões muito agressivas no território e nas comunidades locais. Pretende-se o envolvimento da população local e da região onde esta se insere, através do conhecimento do seu património natural geológico com vista à sua preservação, divulgação e como uma mais-valia do ponto de vista da sustentabilidade. 

A mudança de paradigma relativamente a esta temática será um  importante objetivo que se pretende alcançar com este projeto. O facto de o Instituto Politécnico da Guarda (IPG) possuir laboratórios e um corpo docente qualificado nas áreas científicas de Topografia e Cadastro, Geologia e Geotecnia, Bioquímica e Turismo, levou a empresa copromotora  deste Projeto a lançar este desafio, a que se juntou o Instituto Politécnico de Tomar (IPT) e o Instituto Politecnico de Castelo Branco (IPCB) com valências nas áreas da qualidade, sustentabilidade e  recursos hídricos. As parcerias com a Associação Portuguesa de Geólogos (APG) e a Federeção Europeia de Geólogos (EFG) resultam da relevância que ambas as organizações têm no panorama nacional e internacional de divulgação e disseminação dos “raw materials .

A potencialização dum georecurso de que a Europa é deficitária (European Mineral Yearbook – data for Lithium) (http://minerals4eu.brgm-rec.fr/m4eu-yearbook/theme_selection.html) irá trazer uma mais-valia para as empresas dos sectores da indústria cerâmica, vidreira e farmacêutica, potenciando no futuro o seu aproveitamento energético na produção de acumuladores de energia. Sendo esta região atualmente,  única em Portugal com extração/produção de minério litiníferos, urge realizar este trabalho que irá criar na zona um novo conjunto de atividades industriais e comerciais que certamente irão potenciar a zona dentro da região centro do país.

A criação de percursos temáticos com vista ao conhecimento do património mineiro edificado da região, com a criação dum museu a céu aberto, bem como a implementação de visitas de estudo de escolas e de outras instituições, tem por objetivo a valorização deste recurso na estruturação de produtos turísticos diferenciados tais como o turismo de percursos e o turismo de experiências. Pretende-se assim trazer a comunidade local para o seu território maximizando um produto único nesta região e em Portugal. Pretende-se também com este estudo, permitir que populações locais possam conhecer os atributos dos seus recursos hídricos e da qualidade do ar, disponibilizando assim um conjunto de infomações que serão de importância para essas populações bem como para toda a área em estudo em termos de saúde pública.